terça-feira, 3 de abril de 2018

10º Salão do Artesanato acontece em abril



Brasília recebe a 10ª edição do Salão do Artesanato, que acontece entre os dias 04 a 08 de abril, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade – ExpoBrasília. O evento é a maior vitrine do artesanato brasileiro. Reúne obras de aproximadamente 1,5 mil profissionais de 19 unidades federativas brasileiras, incluindo o DF. É gratuito e acontece das 16h às 22h de quarta a sexta-feira, e das 11h às 22h no sábado e domingo. Para realizar essa grande festa, o Salão do Artesanato tem o apoio e participação do Programa do Artesanato Brasileiro-PAB, vinculado à Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa da Secretaria de Governo da Presidência da República, da Secretaria de Turismo do GDF, do Governo do Estado do Ceará e patrocínio cultural do BRB.

Para os cinco dias de feira, a expectativa é de que 80 mil pessoas visitem o local. Além de estandes de arte com opções em madeira, cerâmicas, tecidos, argila, e outros produtos artesanais, o público também poderá desfrutar da boa gastronomia, shows de dança e músicas regionais. “Reunimos em um só lugar aspectos importantes de outros estados, trazendo para o público a oportunidade de conhecer, por meio de manifestações artísticas, mais sobre diversas regiões do país”, diz Rômulo Mendonça o diretor da Rome Eventos, empresa organizadora do Salão.

Nesta edição, o Salão, em parceria com a ABRASEL e SEBRAE-DF, promovem o “Brasil na Panela - Sabores do Cerrado”, uma área voltada para a gastronomia típica. Um projeto de valorização de ingredientes do cerrado. A atração é uma novidade, que neste ano, irá trazer chefs que apostam em iguarias da região como garantia de sabores diferenciados e receitas exclusivas.

Todo ano um estado é homenageado e neste, quem ganha destaque é o Ceará, que terá um espaço de 155m² para apresentar seu artesanato, gastronomia com comidas típicas e degustação, turismo e cultura. O estande apresentará o legítimo artesanato cearense, com a exposição de produtos nas tipologias: areia colorida, argila, couro, fibra vegetal, fios e tecidos (renda de bilro, labirinto, bordado, filé, tecelagem), madeira, papel e metal. Seis mestres artesãos vão criar artigos de artesanato ao vivo, comercializando diretamente seus produtos.

Pirenópolis-GO também terá um espaço especial nesta edição com a participação de joalheiros de prata e uma exposição de trabalhos das Oficinas de Salvaguarda realizadas no segundo semestre de 2017 em parceria com o Iphan - que transmitiu aos alunos da rede pública de ensino, conhecimentos sobre o modo tradicional de confeccionar as flores de papel, máscaras, bordados e estandartes, que são elementos integrantes da Festa do Divino da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis - umas das mais tradicionais festividades religiosas do país -, que completa 200 anos neste ano.

Minas Gerais, um dos estados participantes será representado por municípios como Santa Cruz de Minas, Turmalina, Ouro Preto e distritos como Cachoeira do Campo e Glaura.  Tipologias como fios e tecidos, cerâmica, ferro, madeira e papel representarão o artesanato mineiro na capital brasileira. Haverá participação do artesão da terceira geração da família do mestre artesão GTO, Alex Teles. Ele ficará esculpindo nos espaços dos mestres durante o evento.


Confira a programação cultural:

04 de abril - quarta-feira
16h - Solenidade Oficial de Abertura
16h às 20h - Oficinas de artesanato
Das 19h às 20h30 - Show na área de Gastronomia -  Dani Machado
21h - Show com o humorista Adamastor Pitaco

05 de abril - quinta-feira
16h às 20h - Oficinas de artesanato
Das 19h às 20h30 - Show na área de Gastronomia - Fellipe Rodrigues
21h - Show com Goya e Bisol

06 de abril - sexta-feira
16h às 20h - Oficinas de artesanato
Das 19h às 20h30 - Show na área de Gastronomia - Vicky Brito
21h - Show com Renato Teixeira

07 de abril - sábado
12h às 20h - Oficinas de artesanato
16h às 18h - Show na área de Gastronomia - Banda Phoenix
21h - Show com Enzo e Raphael

08 de abril - domingo
12h às 20h - Oficinas de artesanato

Sobre as atrações culturais:
Adasmator Pitaco - nasceu humorista, desde criança já fazia sucesso em casa fazendo rir sua pequena plateia de doze irmãos. Conhecido em todo o Brasil, com um invejável repertório de piadas, que abrange vários temas, Adamastor tem treze CD´s gravados. Agora faz o lançamento do seu 14º CD, com nome de “A piada da hora”, para comemorar 25 anos de carreira.  Seu show é sucesso de crítica e de público com grande lotação por onde passa. Sua apresentação conta com piadas, imitações e melôs.

Dani Machado – Cantora, compositora e atriz nascida em Goiás começou a cantar ainda criança. Firmou sua carreira como intérprete e hoje trabalha em várias vertentes musicais como rock, baião, mas a afinidade jazzística bate mais forte. Tem em seu currículo apresentações em todo país, nos mais variados eventos e casas de show.

Renato Teixeira – Cantor conhecido nacionalmente, realiza um trabalho solo que integra parte do projeto “Amizade Sincera” com seu amigo Sérgio Reis. O DVD já ganhou disco de ouro e a agenda de shows da dupla se mantém cheia. Atualmente se dedica à turnê do projeto “Tocando em Frente”, que reúne Renato com Almir Sater e Sérgio Reis no mesmo palco. Também se prepara para lançar um segundo álbum com Almir Sater, repetindo a parceria que rendeu o prêmio por Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras na 17ª edição do Grammy Latino ao “AR”, primeiro disco deles. Além do cobiçado gramofone, também ganharam o Prêmio da Música Brasileira na categoria Dupla Regional em 2016. Na estrada há anos, seu projeto de vida é dar continuidade ao sonho de divulgar e difundir o espírito do caipirismo vale paraibano.

Goya e Bisol - Goya, conhecido em Brasília por meio do trabalho desenvolvido na década de oitenta com o sexteto vocal “Invoquei o Vocal” e também como intérprete do primeiro trio elétrico de Brasília, o “Massa Real”. Tem em sua discografia três CD’s de produção independente, dois CD’s coletâneas e também mais seis  em parceria com o poeta cearense Ubiratan Aguiar. Bisol, gaúcho radicado em Brasília, estuda e pesquisa a viola caipira há sete anos. Tem como influência o rock e blues, e, especificamente na viola caipira, a referência é Tião Carrero, Tonico e Tinoco, Roberto Corrêa, Almir Sater. O cantor utiliza-se do timbre da viola caipira e a traduz num sotaque urbano. O trabalho vem se desenvolvendo há mais de quatro anos. A proposta é criar um diálogo, numa concepção acústica, entre a voz, o violão, a viola de dez cordas e a percussão, utilizando-se da timbragem dos instrumentos, valorizando a voz e o ineditismo de composições brasileiras, num sotaque urbano, com influências da MPB, do Blues e do Rock, com muito ritmo percussivo. 

Banda Phoenix - Em 23 de julho de 1893 foi fundada a Escola e Banda de Música Phoenix, pelo mestre Joaquim Propicío de Pina, como sucessora da "Banda de Música Euterpe", a primeira banda de música fundada em Pirenópolis - GO. Está presente em grande parte das manifestações que ocorrem na Festa do Divino de Pirenópolis, nas alvoradas pelas ruas da cidade, novenas, no cortejo imperial, e nas tradicionais Cavalhadas de Pirenópolis, executando músicas específicas que embalam as carreiras.

Eventos Paralelos:

Projeto Rome Cidadania - Consciente de sua responsabilidade social, a Rome Eventos, monta, todos os anos, espaços destinados a entidades sociais que têm no artesanato uma forma de terapia ocupacional e também de geração de renda. Essas entidades recebem os espaços montados com toda a estrutura necessária para expor e comercializar seus produtos, além de poder divulgar ao público as ações que desenvolvem. Este ano participarão o Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes e a ONG Vida Positiva, o Lar Fabiano de Cristo e o Instituto de Promoção das Pessoas com Deficiência Visual.

Serviço:
10º SALÃO DO ARTESANATO
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
Horários: Quarta à sexta: das 16h às 22h / Sábado e domingo: das 11h às 22h
Entrada gratuita
Informações: www.salaodoartesanato.com.br/ www.rome.com.br
Tel: (61) 3345-0011

Informações à Imprensa
Easy Assessoria de Imprensa
Gisele Peixoto – (61) 98115-4839,
Vanessa Oliveira - (61) 98244-0004
easy.ascom@gmail.com
                                                                                       

0 comentários :

Muito obrigada por sua participação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial