quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Brasil pode ser protagonista de uma nova maneira de se relacionar com a água



Desmatamento, redução dos níveis de chuva, desperdício de água, contaminação de aquíferos. Diante da mais grave crise ambiental enfrentada pelo Brasil, o país tem a chance de protagonizar a criação de uma aliança global pela conservação e uso consciente da água no planeta. Com este tema, o Águas pela Paz - II Seminário Nacional Água e Transdisciplinaridade, que será realizado em Brasília, no Museu Nacional da República, nos dias 11 e 12 de janeiro, promove a discussão a respeito da sustentabilidade na relação com a água do planeta, com participação de cientistas nacionais e internacionais, líderes espirituais, políticos, iniciativa privada, acadêmicos, rtistas e sociedade civil.

O Águas pela Paz, com o propósito de encontrar caminhos para a solução de conflitos a respeito da escassez da água no planeta, é um dos eventos preparatórios para o 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado, pela primeira vez, no Hemisfério Sul, em março de 2018, também na Capital Federal. O evento ainda dialoga com o Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que defende um importante contraponto na relação da sociedade com a água. As inscrições para o Seminário Águas pela Paz são ratuitas e já podem ser feitas no site aguaspelapaz.eco.br.

Os painéis temáticos reunirão palestrantes de áreas diversas para abordar temas como o saber das tradições na relação com a água, o papel das plataformas internacionais na articulação de atores locais, a função da pesquisa transdisciplinar no avanço do conhecimento, a medição de conflitos na gestão da água e do território bem como o papel da educação e da cultura neste contexto. A transdisciplinaridade em sua relação com a água também será explorada por meio de oficinas, práticas corporais e musicais.

Todos os debates serão abertos para a participação do público. O corpo técnico do evento contará com Beverly Rubik, Ph.D. em Biofísica pela Universidade da Califórnia; Henk Van Schaik, embaixador de Água e Patrimônio do ICOMOS-Holanda; Anivaldo Miranda, presidente do Comitê de Bacia do Rio São Francisco; Harry Jabs, cientista e engenheiro do Institute for Frontier Science de Oakland, entre outros nomes. No grupo de ativistas estão Oscar Rivas, ex-ministro de meio ambiente do Paraguai e fundador da ONG Sobrevivência; Moema Libera Viezzer, socióloga e consultora especializada em relações de gênero e meio ambiente; e Álvaro Tukano, liderança indígena e diretor do Memorial dos Povos Indígenas.

Para tratar da pauta espiritual, o evento contará com as presenças do líder humanitário e um dos idealizadores do seminário, Sri Prem Baba, que ministrará a palestra magna; Monge Sato, residente do Templo Shin Budista; Babalorisa Ogun Tòórikpe, fundador da comunidade religiosa Ilé Asé Opo Osogunlade; Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, entre outros representantes de tradições.

A iniciativa é uma realização do comitê deliberativo composto pelas instituições: Movimento Awaken Love, Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade – CIRAT, Universidade da Paz - UNIPAZ, Instituto Espinhaço, Universidade de Brasília - UnB e Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal - SEMA/GDF.

O Seminário Águas pela Paz é uma parceria com a UNESCO no Brasil e conta ainda com o patrocínio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), da Agência Nacional de Águas (ANA), da Fibra e de Furnas. Entre os apoiadores estão Ministério do Meio Ambiente, ONU Meio Ambiente, Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal, Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Programa Brasília Cidadã, Projeto Embaixada da Paz, Museu Nacional da República, Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal, Secretaria Adjunta de Relações Institucionais e Sociais, Secretaria da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais, ambas do GDF - e TV Brasil.

Ao final do evento, o documento “Carta Águas pela Paz” será apresentado como contribuição ao 8º Fórum Mundial da Água e ao Fórum Alternativo Mundial da Água  (FAMA 2018).

8º Fórum Mundial da Água - Em março de 2018, Brasília receberá o maior evento da agenda de água do mundo. É a primeira vez que o evento acontecerá no Hemisfério Sul e há uma expectativa de reunir cerca de 40 mil representantes de 170 países. O Fórum Mundial da Água, que ocorre a cada três anos, acontecerá no Centro de Convenções Ulisses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília de 18 a 23 de março de 2018.

Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA - Para defender um importante contraponto na relação da sociedade com a água, o FAMA acontece como evento paralelo ao Fórum Mundial da Água, também em Brasília, entre os dias 17 e 22 de março de 2018, e terá como culminância uma marcha pela Esplanada dos Ministérios.

Serviço
Águas pela Paz - II Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade
Data: 11 e 12 de janeiro de 2018
Local: Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul - Lote 2, Brasília-DF)
Inscrições: aguaspelapaz.eco.br
Informações gerais: info@aguaspelapaz.eco.br
Atendimento à imprensa: (61) 9 9937-6510/ imprensa@awakenlove.global
Entrada Franca

0 comentários :

Muito obrigada por sua participação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial