segunda-feira, 19 de junho de 2017

Método apresenta tratamentos alternativos para pessoas com transtornos psicossociais



Brasília recebe, nos dias 24 e 25 de junho, o workshop “Revolução SAFE®: Reprograme sua mente e corpo. Vença seus maiores sabotadores”, que será realizado no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio.


Recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra a crescente expansão de doenças psicossociais. Só no Distrito Federal, 6% da população com mais de 18 anos já recebeu o diagnóstico de depressão. Medicamentos antipsicóticos e antidepressivos são consumidos intensamente e, em 2016, o consumo na capital federal aumentou quase 54%.

"Temos em torno de 10.000 mil pensamentos por dia, ou seja, em média um pensamento a cada cinco segundos. Isso nos faz uma verdadeira máquina de pensar. Mas qual a qualidade destes pensamentos? Quantos são positivos ou negativos, chamados de sabotadores? Em um momento do país em crise, os pensamentos sabotadores crescem. O medo paralisa as pessoas e isso gera ansiedade, estresse, crise de pânico. As pessoas ficam mais agressivas e impacientes", ressalta o especialista Sandor Balsamo. 



Para combater os sabotadores, o Dr. Sandor Balsamo, 44 anos, elaborou um método que busca o equilíbrio entre a mente e o corpo ofertando o gerenciamento da própria saúde. É o método SAFE®.  E, para disseminar esse conhecimento, Brasília recebe, nos dias 24 e 25 de junho, o workshop “Revolução SAFE®: Reprograme sua mente e corpo. Vença seus maiores sabotadores”, que será realizado no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhores no Comércio.

Com 25 anos de experiência na área da saúde, Dr. Sandor Balsamo, realizou diversas pesquisas e atendeu centenas de pacientes em tratamento de doenças graves, como a fibromialgia, o lúpus eritematoso sistêmico, câncer, artrite reumatoide e descobriu que, alguns pacientes tinham uma saúde emocional, acima de pessoas  consideradas saudáveis.

Baseado em fundamentos da neurociência, ele decidiu entender o que levavam essas pessoas a tal condição. “Elas tinham resiliência, espiritualidade prática, um autoconhecimento inacreditável. Na verdade, elas tinham problemas, mas a gestão deles era o segrego. Diferente da grande maioria que era aparentemente saudável, sem nenhuma doença, mas destruída por dentro. Tive casos de pacientes que já haviam tentado suicídio. Chegavam em belos carros e estavam aparentemente magros e fortes. Mas a verdade é que tinham um grande desequilíbrio entre mente e corpo", conta. 

Toda a base do Método SAFE® vem da tese de doutorado e que teve continuidade no pós-doutorado, na Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, onde ele conseguiu validar o Sistema de Avaliação do equilíbrio da Saúde Funcional para avaliar e conhecer o equilíbrio (Método SAFE®) da mente e corpo das pessoas. “Temos, hoje, a plataforma SAFE®, um poderoso sistema.  A ideia é que as pessoas possam adotar diariamente, um estilo de vida que lhes possibilitem gerenciar a sua própria saúde funcional, nos pilares da parte social (relacionamentos), emocional, espiritual, intelectual, física e financeira. Com mais coragem, é possível superar seus pensamentos sabotadores e crenças limitantes, tornando-se uma pessoa mais leve, tranquila, com mais energia e vitalidade”, explica Balsamo.
 Além do crescimento do índice de suicídio. o especialista ressalta que as doenças resultantes dos sabotadores da mente é a maior causa de mortalidade por problemas cardiovasculares do mundo (33%). Para ele, aprender a lidar com as emoções e a gerenciar suas emoções e pensamentos  é uma questão de saúde púbica. "Eu ensino estratégias simples para os meus dois filhos, um de três anos e o outro de seis, e já ensinei para centenas de pessoas. Este tópico é obrigatório em minhas aulas na faculdade, pois eu já tive uma crise de pânico terrível em 2008, enquanto  corria sozinho. E foi a pior coisa que aconteceu comigo. Eram verdadeiros sabotadores causados por sono inadequado, cobranças excessivas e estresse emocional. Saber lidar com o meu problema foi um grande e valioso aprendizado para mim como pessoa e profissional", ressalta. 
Com acompanhamento completamente personalizado, o workshop traz uma programação cheia de ações imediatistas, de grande impacto e rápida assimilação. Além disso, o encontro traz ferramentas poderosas de neurofisiologia da meditação, neurociência do perdão, propósito e missão de vida técnicas de mindfulness, bem estar mental e físico. “Queremos trazer as pessoas autorresponsabilidade, autoconhecimento baseado emneurofisiologia e pesquisas científicas. Uma revolução sobre o que você pensa sobre você e o que você realmente é, de fato. E, o que é mais importante: qual é a sua verdade? Qual é a sua razão para levantar-se da cama todos os dias? O que é ter felicidade? Vamos ressignificar conceitos ultrapassados para a si vencer”, completa o idealizador do método SAFE®.

 “Eu não vivia, apenas sobrevivia”, Roberto Ruy Cleto, 40 anos

A depressão, muitas vezes, é um mal silencioso. As pessoas não entendem o que começam a acontecer com elas e, quando reparam, estão em intenso grau de procrastinação. Foi o que aconteceu com o especialista em Tecnologia e sócio do projeto, Roberto Ruy Cleto.
 “Tenho certeza, que há alguns anos atrás, eu tinha depressão. Talvez, nem sabia, só sentia desmotivação e falta de vontade de sair da inércia. Cheguei a pesar 100 kg. Agora, após o sucesso no pilar físico, busco melhorias no pilar financeiro. A gente passa a dar mais valor, aprendemos a voltar a viver. Há um tempo atrás eu não vivia, apenas sobrevivia, o que é a realidade de muitos”, conta.

Em um dia despretensioso, enquanto fazia a sua caminhada matinal, Roberto conheceu o método SAFE®. Desde então, Cleto ressalta que a sua percepção de vida mudou. “Fui conhecendo o método aos poucos e comecei a ter melhoras importantíssimas na área da saúde. Já perdi 16kg, consegui sair do sedentarismo, bem como toda a minha família”, comemora.

Além disso, Roberto Cleto tornou-se sócio no projeto. Com expertise em sistema de informação, ele ajudou o Dr. Sandor Balsamo a desenvolver o programa que realiza o Check-Up SAFE®, a plataforama SAFE©.

“O SAFE mudou a minha vida pessoal e, também, o meu lado profissional. Quando tinha nove anos, perdi minha mãe e pai em um acidente de carro. Eu quase morri com eles também. Passei por muitos desafios e, hoje, tenho coragem de compartilhá-los com aqueles que passam por dificuldade de relacionamento em casa. Quando você está bem, começa a contagiar as pessoas que estão a sua volta. Isso é o que transforma no Método SAFE, aprendemos a adquirir um elevado nível de saúde funcional. E eu pretendo chegar ao topo, ao que chamamos de Z5. Esta é minha meta. Estou quase lá. Conquistando equilíbrio mente e corpo”, conclui.

0 comentários :

Muito obrigada por sua participação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial