segunda-feira, 5 de junho de 2017

Exposição "Short Connections", do artista Tarcísio Viriato

O artista plástico Tarciso Viriato abre, na próxima terça-feira, dia 06 de junho, às 19h, a exposição “Short Connections”, no Museu Nacional da República. A mostra reúne 50 obras inéditas entre colagens, desenhos e pinturas. Os trabalhos traçam um perfil de sua frenética produção dos últimos 10 anos. Hungria, Polônia, Bélgica e EUA, lugares por onde passou, inspiraram o artista para produção dessa exposição.

“Cada obra que a gente faz em um lugar diferente marca o trabalho. Fora do seu habitat, das influências brasileiras, você interage com as pessoas, o local e a cultura. Quando vou para um lugar desses, eu vendo o Brasil, mas também compro a cultura local”, diz o artista. Sua última exposição na Capital Federal foi em 2010.

Para quem conhece as vibrantes cores de suas telas certamente irá se encantar com a sutileza e certo minimalismo na série de desenhos e colagens sobre papel. Algumas obras produzidas na Hungria irão revelar um lado pouco conhecido do artista, o papel como suporte, em que remonta ao início do mundo em folhas de 60 cm, com 3,5m. “Quando escrevo não uso palavras, uso imagens. E foi isso que apliquei nesses painéis”, ressalta Tarciso.

A mostra fica em cartaz até o dia 02 de julho, na galeria térreo do Museu Nacional da República. A visitação é gratuita, durante o horário de funcionamento do museu – de terça a domingo das 9h às 18h30.

Sobre o artista:
Tarciso Viriato nasceu em Fortaleza (CE) em 1950. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará em 1973, mudou-se para Brasília em 1978. Em 1993, recebeu da República da Iugoslávia o Certificado de Reconhecimento pela sua participação na campanha humanitária “Artistas pelas Crianças Refugiadas”. Em 1994, conquistou o prêmio de viagem à Europa no projeto “90 Horas de Pintura Contemporânea”, realizado em Brasília. Em 1997, conquistou o primeiro lugar no 2º Salão de Artes Plásticas do Iate Clube de Brasília e o 1º. Salão Nacional da Pintura Contemporânea Brasileira, em São Paulo. Foi convidado pela Cruz Vermelha Internacional para participar do projeto “Artistas pela Humanidade”, tendo o seu trabalho reproduzido no calendário de 2004 da entidade. Nos últimos 20 anos, o artista tem exposto seu trabalho em galerias no Brasil e no exterior.

Serviço:
Exposição Short Connections – TARCISO VIRIATO
De 06 de junho a 02 de julho – gratuita.
Local: Galeria Térreo do Museu Nacional da República
Visitação: Terça a domingo das 9h às 18h30


Obra de Tarcísio Viriato

Tarcísio Viriato

0 comentários :

Muito obrigada por sua participação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial