terça-feira, 11 de abril de 2017

Nutrição Clínica contribui para recuperação dos pacientes hospitalares

Alimentar-se adequadamente e fazer a ingestão correta de nutrientes são fatores que contribuem para uma boa saúde e resistência a doenças. Nos hospitais da Rede D´Or São Luiz em Brasília – Hospital Santa Luzia (HSL), Santa Helena (HSH) e Hospital do Coração do Brasil (HCBr) – uma equipe multidisciplinar é responsável pelo acompanhamento periódico da Nutrição Clínica. Nesse processo é observada a alimentação necessária para cada paciente durante o período de internação.

A alimentação hospitalar, de modo geral, favorece as necessidades salutares da maioria dos pacientes. Mas, em alguns casos, devido a dificuldades para alimentar-se o enfermo pode apresentar desnutrição. Nesses casos, como em outros onde o paciente apresente alguma dificuldade de deglutição, o seu estado é avaliado para constatação do risco nutricional.

Pesquisas revelam que a predominância de desnutrição em pacientes internados é um problema que afeta entre 20% e 60% dos indivíduos hospitalizados e esta fortemente ligada ao tempo de internação, custos hospitalares e a mortalidade. No Brasil, segundo dados do Inquérito Brasileiro de Avaliação Nutricional Hospitalar (IBRANUTRI), 48% dos pacientes estavam desnutridos sendo que, destes, 33,2% já apresentavam essa condição nos primeiros dois dias de internação. A pesquisa foi realizada em um universo de quatro mil pacientes, em 12 estados do Brasil.

Nos hospitais da Rede D’Or Brasília equipes compostas por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fonoaudiólogos atuam, multidisciplinarmente, para reduzir as taxas de desnutrição hospitalar. “Nós temos dentro dos nossos hospitais a Nutrição Clínica. Todos os pacientes têm o seu estado nutricional avaliado para sabermos se ele apresenta risco nutricional ou não”, explica Jair Rodrigues Junior, coordenador do Serviço de Nutrologia do Hospital Santa Luzia e Hospital do Coração do Brasil.

Feita essa avaliação, os pacientes são classificados e, a partir dai, são estabelecidas metas calóricas e uma dietoterapia. “Com ela em mãos, estabelecemos qual será o método de alimentação, se ele receberá suplementação por via oral, por sonda nasoenteral ou dieta por via intravenosa”, acrescenta. “Durante a internação nós refazemos regularmente a avaliação para ver se ele manteve o estado nutricional, se ele piorou ou se melhorou até que receba alta”, completa o coordenador.

Após a alta, baseado na patologia, é realizada uma orientação nutricional para ser continuada em casa e feito todo um acompanhamento ambulatorial e psicológico. A equipe, por ser multidisciplinar, consegue um diagnóstico mais completo da saúde do paciente. “Muitos pacientes tinham uma dificuldade de adesão ao tratamento nutricional e algumas delas estavam relacionadas a crenças disfuncionais da família. Se forem pacientes com um diagnóstico psiquiátrico associado, isso influencia na adesão ao tratamento”, destaca, psicóloga do Serviço de Nutrologia, Iasmin Estrela.

Sobre os benefícios na Nutrição Clínica
O coordenador do Serviço de Nutrologia, Jair Rodrigues, destaca uma série de benefícios, comprovados por estudos clínicos, que a Nutrição Clínica pode promover para a melhora do paciente. Entre eles estão a melhora da cicatrização de feridas, a redução da incidência de complicações, a baixa taxa de infecções, a redução do tempo de internação hospitalar, a elevação da taxa de sobrevivência e a melhora da qualidade de vida.

Sobre a Rede D´Or São Luiz em Brasília
A Rede D’Or São Luiz é a maior rede de hospitais privados do Brasil com presença no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Pernambuco. O grupo opera com 33 hospitais próprios, dois hospitais sob gestão e um em fase de construção. Possui 5 mil leitos, com planos de chegar a 8 mil leitos em 5 anos. São ao todo 38,6 mil funcionários e 87 mil médicos credenciados, que realizam cerca de 3,1 milhões de atendimentos de emergência, 205 mil cirurgias, 26 mil partos e 320 mil internações por ano.

Além dos centros hospitalares, a Rede D’Or São Luiz também conta com participação no Grupo Oncologia D’Or, rede de clínicas especializadas em tratamento oncológico em sete estados brasileiros.

No Distrito Federal, três hospitais integram a Rede D´Or: Hospital Santa Helena, no Setor Hospitalar Norte; o Hospital Santa Luzia e o Hospital do Coração do Brasil, ambos no Setor Hospitalar Sul.


0 comentários :

Muito obrigada por sua participação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial